quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mas o que é que tem a ver???

Olá caros e queridos leitores do meu humilde espaço que há muito não vem contando com movimento algum de postagens, primeiramente peço-lhes desculpas, pois tenho uma justificativa. Fiquei tanto tempo sem nada postar porque estava esperando que uma iluminação divina se fizesse presente em minha mente e eu pudesse lhes presentear com algo realmente nutritivo intelectualmente. Felizmente (ou infelizmente) desisti de não postar nunca mais e estou aqui quebrando minha decisão de outrora para expor-lhes minhas reles divagações matinais.
Enquanto as aulas não começam, ando tendo muito tempo ocioso, aqueles mais próximos de mim sabem o quanto pelo tanto que os perturbo. Deveria estar estudando mais profundamente, me preparando para o futuro, mas enfim, o que é necessariamente o futuro? Tá bom, não vou cair nesse filosofema e ficar, palavras e mais palavras, dizendo coisas que qualquer um já pensou, mas achou idiota o bastante pra não dizer a mais ninguém. Vou falar de algumas situações em particular que tenho visto e tem me feito pensar, digamos que, um pouco mais amplamente sobre as bases do assunto.
Desde uma ébria discussão de boteco sobre o que é a ética até um “sério” protesto contra os ditos do Ronaldinho (fenômeno) me fizeram pensar se quem propôs a relação realmente teve o cuidado de avaliar se era legítima.
Vamos ao primeiro exemplo, um amigo disse: Não existe ética, o que existe é a conduta de cada um que ele mostra pros outros. Não ataquemos as palavras usadas no argumento, pois está claro que o sentido dele não foi dizer que “ética é a conduta que cada um mostra pros outros, logo ética não existe”, mas que o conceito de ética do senso comum é falso, o verdadeiro sentido é o que ele propôs (imagino). Confesso que pensei em alguma coisa na hora pra dizer que ele estava errado, mas não encontrei nenhum e rapidamente descobri por que. O que ele fez não foi um argumento, mas deu uma definição apenas. Talvez se ele desenvolvesse mais algum tipo de argumento, seu argumento poderia ser atacado através da própria definição, enfim, só haveria continuação da discussão se eu estivesse um pouco mais bêbado a ponto de discutir a própria definição, obrigá-lo a aceitar uma outra, coisa com a qual já vi muita gente perder tempo, deixando escapar o foco da discussão.
Vi também uma espécie de protesto com uma pessoa tatuada e uma pessoa nua num desfile de carnaval, dizendo que a sociedade acha feio e errado a primeira e a segunda, certo e bonito. Sinceramente, não há relação alguma entre ambas. A primeira está tatuada, isso é bonito? Bom, alguns acham que sim, alguns acham que não, logo, é subjetivo. É certo? Certo e errado precisam ser definidos através de leis, suponho, e que eu saiba, não há em nenhum manual de leis da “sociedade” (a entidade citada) que diga ser certo ou errado. Enfim, mais um tanto faz aqui. No segundo caso, a mulher está como veio ao mundo num desfile de carnaval, isso é bonito? Mais uma vez, alguns acham que sim, outros acham que não (depende da mulher também hehehe), enfim, subjetivo também. É certo? O carnaval, prática cultural que no Brasil...[blá, blá, blá], enfim, ninguém pode andar peladão na rua em dias normais, mas no carnaval eu acho que pode que não é atentado ao pudor (presumo que a mulherada não vá toda presa por isso). Enfim, mais um talvez. Agora só uma perguntinha, onde é que está a relação entre uma coisa e outra?
Por fim (isso aqui já tá ficando grande), Ronaldinho disse que Copa do Mundo não se faz com hospitais, mas com estádios. Me digam o que foi que ele disse de errado? Que o país precisa de mais hospitais, condições melhores pro ensino, segurança, saneamento, e uma infinidade de outras coisas que qualquer pessoa sabe melhor que eu, todo mundo já sabe, mas cá entre nós, não é porque estão destinando verba pra preparar o país pra copa que estão desviando recursos das outras áreas correto? Não, talvez estejam mesmo desviando, mas se o corpo político do país desvia verbas na época da copa, em outras épocas desviam através de outras justificativas, o que está errado não é o fato de trazer o evento pro nosso país (nem os dizeres do artilheiro), mas nossa imprudência (ou falta de opção) durante as eleições, e possíveis soluções pra isso, podem ser discutidas mais amplamente em uma outra circunstância, quando eu tiver, ao menos, batido um papo com alguém que entenda disso.
Por hoje é só galerinha mais ou menos...
...aquele abraço e boa semana...
...Marmota!

Um comentário:

  1. Excelente texto, Marmotinha!!!
    Já estava na hora de voltar a escrever no blog né... ficar vadiando a tarde toda não dá né...

    Escreva mais!!! ^^

    ResponderExcluir